Descrição
No ano de 2002, o Professor Orlando Fedeli, iniciou uma troca de cartas com o Instituto Paulo VI de Brescia (Itália) sobre os ensinamentos do Concílio Vaticano II.
A polêmica se iniciou quando o irmão do Prof. Orlando, Marcelo Fedeli, enviou àquele instituto um trecho do livro de Jean Guitton, Portrait du Père Lagrange, no qual o autor, conhecido amigo do Papa Paulo VI, afirmava: “Quando leio os documentos concernentes ao Modernismo, tal como ele foi definido por São Pio X, e quando os comparo com os documentos do Concílio Vaticano II, não posso deixar de ficar desconcertado, porque o que foi condenado como uma heresia em 1906 foi proclamado como sendo e devendo ser doravante a doutrina e o método da Igreja. Dito de outro modo, os modernistas em 1906 me aparecem como precursores. Meus mestres faziam parte deles (os modernistas). Meus pais me ensinavam o Modernismo. Como São Pio X pode repelir os que agora me aparecem como precursores?” (Jean Guitton, Portrait du Père Lagrange, Paris: Éditions Robert Laffont, 1992, p. 55-56).
O desenrolar desse interessante debate levou meses, encerrando-se em julho de 2005. Todos seus textos constam na Parte I da presente edição.
Na Parte II, o leitor encontrará um outro trabalho do Professor Orlando que discorre agora, em seu estilo simples, claro e direto, sobre a Eclesiologia do Vaticano II. Trata-se de um trabalho por ele escrito em 2005 como resposta a uma questão enviada por um seminarista.
Ambas as partes do livro se completam fornecendo ao leitor uma visão aprofundada dos princípios que nortearam os textos do Concílio Vaticano II.
O livro traz como Adendo a encíclica Pascendi e o Juramento Antimodernista.
Ficha Técnica
ISBN: 978-65-88751-00-8
Páginas: 295
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 0,470 kg
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Flos Carmeli Edições tem por objetivo a publicação e a divulgação de livros que ajudem na formação dos católicos. É também sua finalidade a divulgação da cultura católica em suas diferentes expressões artísticas. Esse humilde trabalho nasce consagrado à Mãe de Deus sob o título de Flor do Carmelo.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade