Descrição
Lutero foi um “mestre” do insulto contra todos aqueles de quem ele não gostava e estava muito longe de ter uma linguagem elegante. Difícil achar alguém que mais proferiu vitupérios que ele. Assim poderíamos dizer: Lutero, o vituperador, seria um bom cognome para o herege. Ele foi um prolífico escritor, de modo que a “Edição Weimar”, que reúne todas as suas obras, que foi iniciada em 1883 e concluída em 2009, possui 121 volumes, também é dito que o heresiarca seria autor de 600 títulos, incluindo tudo o que escreveu ou falou.
Entre essas obras está Conversas à mesa, que consiste em uma coleção de pensamentos ditos pelo heresiarca em conversas com seus alunos e colegas. O vituperador discorre sobre sua vida pessoal, sobre a teologia, a Escritura, a política etc. Sabe-se que há edições que retiraram as partes mais inconvenientes, como a inglesa de William Hazlitt.
Entre alguns ditos absurdos presentes neste livro estão: “O Dr. Lutero, falando um dia sobre a adoração ao ídolo Moloch, sugeriu: ‘Esta idolatria, ao meu ver, tinha uma aparência inspiradora, como se fosse uma espécie de adoração mais agradável a Deus do que o serviço comum prescrito por Moisés (...)’” (p. 123).
“O celibato é uma superstição extremamente repugnante...” (p. 83).
Mas, a expressão que dói mais na alma é esta: “Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte, de que nos fala São João” (p. 84).
Ficha Técnica
ISBN: 978-65-88751-09-1
Páginas: 367
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 0,580 kg
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Flos Carmeli Edições tem por objetivo a publicação e a divulgação de livros que ajudem na formação dos católicos. É também sua finalidade a divulgação da cultura católica em suas diferentes expressões artísticas. Esse humilde trabalho nasce consagrado à Mãe de Deus sob o título de Flor do Carmelo.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade