A tradição e a religião judaicas, a filosofia e a paideia gregas e o direito e as instituições romanos forneceram os pilares para a magnífica edificação da civilização católica. Dos hebreus receberam-se o patrimônio da fé e os prelúdios da revelação. Entre os gregos, perscrutaram-se as verdades constatadas pela razão e houve a busca de uma cultura elevada. Por fim, dos romanos foram herdadas as instituições que moldaram a vida civil, como também as bases jurídicas sob as quais a sociedade se erigiu.
A recepção do mundo judaico, do grego e do romano forneceu aos Padres da Igreja os primeiros ingredientes para a formulação de uma teologia robusta e organizada racionalmente, unificada em certos pilares fundamentais.
Por isso, é importante conhecer e estudar como foi a história desses três povos que formaram a base para a Idade Média, na qual, segundo Leão XIII, "Houve um tempo em que a filosofia do Evangelho governava os Estados. [...] Então o sacerdócio e o império estavam ligados por um entendimento feliz e uma troca amigável de bons ofícios." (Immortale Dei).
Desse modo, ao virar das páginas, o grito retumbante perde um tanto do brilho com que foi revestido e a monumentalidade da obra de Américo encolhe de tamanho. Ganha, entretanto, vivo interesse um Brasil antigo que junto com os portugueses foi banido de nossa terra, de nossos livros e de nossas escolas.
Ficha Técnica
ISBN: 978-65-88751-24-4
Páginas: 257
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 0,39 kg
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Flos Carmeli Edições tem por objetivo a publicação e a divulgação de livros que ajudem na formação dos católicos. É também sua finalidade a divulgação da cultura católica em suas diferentes expressões artísticas. Esse humilde trabalho nasce consagrado à Mãe de Deus sob o título de Flor do Carmelo.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade